Festa do Divino Espírito Santo
Um pouco sobre a festa do Divino
A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, uma festa que mistura cultos e festejos, nos quais predomina a devoção religiosa, foi introduzida na região pelos bandeirantes e mineradores há mais de dois séculos. Ela acontece até hoje, cinquenta dias após a Páscoa, mantendo viva a tradição que faz parte da cultura e das manifestações religiosas do nosso município.
Dentre as manifestações religiosas da Festa do Divino, a Folia do Divino é marcadamente uma das mais profundas e ricas. Promovida por devotos e leigos religiosos, esta parte da festa movimenta centenas de pessoas.
Principais manifestações
Além da folia de rua, temos outras manifestações que fazem parte da celebração. Podemos citar:
- Folia do divino - Comissão religiosa que, em procissão, percorre diversas casas na folia urbana e fazendas na folia rural, oferecendo bençãos, recolhendo esmolas e convocando o povo para a festa;
- Novenas do Divino Espírito Santo - Missas, coral, queima de fogos, repique de sinos;
- Apresentações folclóricas - catira;
O símbolo da Festa é a mandala de fogo com a pomba branca ao centro. A pomba significa o próprio Divino Espírito Santo e a mandala de fogo o momento em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, a Pentecostes. As cores da festa são o vermelho e branco, o vermelho representa o sangue de Jesus, o Espírito Santo, as labaredas de fogo. O branco representa paz, o Altíssimo e a pomba que pousou sobre Jesus.
A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas.
Outra característica da festa é a presença do Imperador, que retrata com toda sua simbologia, o Rei, a Rainha e a Côrte portuguesa. A cada ano, para cada festa, um novo Imperador é eleito por sorteio. Segundo a tradição, qualquer cidadão, sendo de qualquer idade ou classe social pode se candidatar a Imperador. A ele cabe a responsabilidade de promover e cuidar para que tudo se realize com ordem, incentivando, angariando fundos e mobilizando a população nos afazeres da festa.
O maior significado da festa, além do grande valor cultural, é receber o Divino Espírito Santo e suas bênçãos, assim como os apóstolos de Cristo O receberam na festa de Pentecostes, distribuir esmolas e alimentos.
Pratos típicos da Festa
Além das apresentações culturais, leilões e cultos religiosos, a festa traz alguns pratos típicos que tornam a festividade ainda mais marcante. Dentre esses pratos podemos citar:- Caldos;
- Pão de queijo frito;
- Pastéis,
- Canjicas de milho;
- Curau;
- Bebidas.
https://www.youtube.com/watch?v=HYfD9RuQ1Gc
0https://www.youtube.com/watch?v=THqfKkKNhW0
https://www.youtube.com/watch?v=4xbpyreJGBM
Comentários
Postar um comentário