Como surgiu Luziânia?

História do município

No final de 1746, acompanhado de amigos e escravos, Antônio Bueno de Azevedo, partiu de Paracatu, Minas Gerais em caravana, chegando a um território cuja região era rica em ouro, que ele percebeu ao descansar às margens de um rio. Em agradecimento à descoberta, erigiu uma cruz de aroeira nas margens do rio São Bartolomeu.
Hoje, esta cruz que recebeu o nome de Cruz do Desbravador, está em frente à igreja do Rosário. Ela foi doada a Gelmires Reis pelo fazendeiro Joaquim de Araújo e Gelmires, por sua vez, a doou ao então prefeito Delfino Oclécio Machado.
Ao chegar às margens do Rio Vermelho, que recebeu esse nome devido à cor avermelhada que adquiria pela terra que era removida durante a extração do ouro, Antônio Bueno deu nome ao povoado de Santa Luzia, pois era dia 13 de dezembro de 1746, dia de Santa Luzia. Com o sucesso da expedição de Antônio Bueno, logo a notícia da existência de ricas minas auríferas atraiu a vinda de milhares de pessoas para a região, com o objetivo de explorar o ouro. Com isso, o comércio também começou a se desenvolver no local, o que originou  uma atividade econômica no lugar. Com a chegada de mais famílias e a construção de residências, o arraial passou a ser denominado como vila. Com o crescimento da vila, um decreto a declarou como cidade. A cidade passou a se chamar Luziânia, para não ser confundida com outra cidade mineira que também chamava-se Santa Luzia.

No final de 1700, a mineração começou a diminuir e com isso, muitas famílias foram deixando o arraial e indo para o campo, passando a dedicar-se à lavoura e à pecuária de subsistência, sem a pretensão de uma maior comercialização, com a criação de gado solto nas pastagens naturais, devastando grandes áreas da vegetação local. Luziânia atravessou todo o século XIX e a primeira metade do século XX dedicando-se à prática dessa agricultura de subsistência e pecuária.
A partir da década de 50, com a construção de Brasília, a cidade começa a ter crescimento demográfico desordenado e passa a enfrentar as pressões de especulação imobiliária e da falta de infra-estrutura social e econômica. Dessa forma, a construção da nova Capital Federal influenciou diretamente a modernização do município de Luziânia, impondo a troca de casarões velhos por modelos modernos de acordo com os construídos em Brasília.

Casarão que ficava localizado atrás da Igreja Matriz
Casarão, construção antiga
Casarão na Rua do Rosário
Construção atual/ Shopping Center, localizado no Centro da cidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista com nomes dos bairros do município de Luziânia - Parte 1

Quais distritos e povoados de Luziânia?

Hino de Luziânia